terça-feira, 12 de agosto de 2014

O meu trabalho parte 1

Apetece-me falar-vos sobre o lugar onde trabalho. Para começar sou professora num centro de estudos, ou seja, num local onde os miúdos, após as aulas, vão para fazer os trabalhos de casa, fazer fichas das matérias que estão a dar e estudar para os testes - estudam até à exaustão.

Neste centro há  três salas de estudo, sendo que em cada sala há duas professoras, uma da área de ciências e matemática, outra de línguas e história. A minha sala é a que tem mais alunos, em época de testes cheguei a ter 25 alunos na sala, ao mesmo tempo, mas, na totalidade, eu tenho mais de 40 alunos, porque eles vão rodando conforme os horários deles de escola e os dias que frequentam o centro.

Eu gosto do que faço. Sou a professora mais nova de lá, apesar de ser a que trabalha lá há mais tempo. Dois anos, na verdade. Como sou baixinha e meio infantil acabo por ter uma relação boa com os miúdos e eu adoro isso. Adoro tirar-lhes as dúvidas, ajudá-los para os testes e exames, mas também ter uma relação de quase amizade com eles. 

E, ninguém sabe como me aquece o coração ouvi-los pedir à minha chefe para se manterem na mesma sala que eu, neste novo ano letivo. Honestamente, fico muito orgulhosa de mim quando a minha chefe diz que há pais que pedem para os filhos ficarem comigo e que se fizesse a vontade a todos os pedidos eu ficava com quase todos os alunos do centro.

Nunca senti, enquanto crescia, que era boa em algo. Ali sinto. Sinto que sou boa a ensinar os miúdos, a fazê-los gostar de algo que não gostam (pelo menos o suficiente para terem positiva). E sinto-o, quando é altura de fazer o balanço do ano letivo e sou a pessoa que tem mais quantidades de 4 e 5 e menos negativas.
Acho que sou suficientemente boa no meu trabalho.

O ano letivo passado correu bem, só espero que este corra também, começa já dia 1 de setembro.

7 comentários:

Catarina Vasconcelos disse...

Quando se gosta daquilo que se faz e se é competente e responsável, as coisas só podem correr bem! Espero que este novo ano lectivo corra tão bem ou melhor =)

rosa_chiclet disse...

É uma sensação maravilhosa..
Eu sou explicadora individual e quando os pais dizem que me querem a mim e dão referências do meu trabalho sabe tão bem :)

kisses***

Ana Rita disse...

Vê-se que gostas do que fazes :) Com certeza este ano irá correr tão bem ou melhor que o outro :D

Anónimo disse...

Ui...temos tanto em comum!!! Então e nas férias como é o teu trabalho???

Anónimo disse...

São profissionais assim que as escolas do nosso país precisam! Bom trabalho :)

Edna Patel disse...

O próximo vai correr ainda melhor :))

Ember Blue disse...

Claro que vai correr bem! :)
Beijinhos*