quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

.... parte 2

Continuo a pensar no que aconteceu hoje em Paris. Não sei o que me preocupa mais, se é o atentado à liberdade de expressão ou o uso de uma religião como motivo e desculpa para se praticar crimes hediondos, como se continuassemos a viver na época antiga. 
Eu sou religiosa, e vou referi-lo aqui pela primeira vez, sou cristã mas aceito todas as outras religiões e acho totalmente justo as pessoas terem a opção de escolha entre a religião e a não religião. Mas, honestamente, não entendo como é que há pessoas que continuam a perpetuar o terror e a violência em nome de uma religião  (seja ela qual for) e de um deus. Acredito que ser muçulmano  (como aparentemente é o caso) não é isto, não é matar em nome de um profeta, não me parece que seja. Isto é violência pura.
Assim como também não entendo como é que num mundo livre, a liberdade de expressão continua a ser censurada em pequenas e enormes escalas. Como é que desenhos (brilhantemente elaborados, mas ainda assim desenhos) fazem com que alguém deseje vingar-se e matar outras pessoas?
São dúvidas que me assolam. Fazem-me pensar. 
Não me assusta. Li em vários lugares o receio inerente e lógico que estas situações trazem. O medo de sair de casa e não saber se regressamos. Isso não me acontece. Talvez se deva ao meu modo de ver a minha vida, mas a verdade é que não me permito viver no terror perpetuado por homens cruéis.

Mas, tenho pena da humanidade. Pena que se continue a viver num mundo que não aceita o outro. Que continua a destruir o outro em nome de algo. Que continua a destruir-se a ela própria. 

E, como a maioria das pessoas, também eu estou solidária com as famílias das vítimas, apesar de isto me soar absurdo porque não vou ajudar ninguém em nada e não sabem da minha existência.  Mas ainda assim. 
Que dias como o de hoje não se repitam na história. Era tão bom. 


2 comentários:

Melvin disse...

Nenhuma religião compactua com o ódio e é ódio que estes fanáticos têm dentro deles. Estas pessoas não acreditam na religião que defendem, caso contrário não faziam estas coisas. São fanáticos religiosos como poderiam ser fanáticos de outra coisa qualquer.

Ana das Pontas disse...

Cá a mim dá-me nojo, nojo!, que utilizem estes atentados em nome da religião. A palavra religião significa re-ligar, aproximar os homens uns dos outros e da entidade superior. Nada disto liga ninguém a nada, apenas destrói. Enfim...